Me Leva Brasil mergulha no universo do poeta Guimarães Rosa
Lima Duarte visita museu do poeta em Cordisburgo, em Minas Gerais. Cidade parou para ver o filme ‘Meus dois amores’, baseado em um conto do poeta.
Minas Gerais é o estado de João Guimarães Rosa, um dos mais importantes escritores do Brasil.
“Ele é talvez a figura que mais tenha se destacado na literatura brasileira no século XX”, afirma o professor de Literatura da UFRJ.
Foi ele que escreveu ‘Grande Sertão: Veredas’; O livro virou minissérie, na TV Globo, em 1985.
E para conhecer o lugar onde esse gênio nasceu, o Me Leva Brasil foi até Cordisburgo, que fica 120 quilômetros ao norte de Belo Horizonte.
A cidadezinha parou na noite deste sábado (14) para ver o filme ‘Meus dois amores’, baseado em um conto de Guimarães Rosa. Na história, Manuel, interpretado por Caio Blat, é um homem dividido entre os dois amores: a mula Beija-Fulô e Dasdô, vivida por Maria Flor.
Manuel é filho de Nhô Peixoto, papel do grande Lima Duarte. E foi nessa companhia ilustre que o Me Leva visitou a casa de Guimarães Rosa onde funciona um museu.
“Isso aqui era um armazém do pai do Guimarães. E o velho ficava aqui, pai do Guimarães, vendendo querosene, linha, carretel. E o Guimarães pequenininho ficava entre o armazém e as boiadas”, conta Lima Duarte.
Por isso o Salvador, dono de um barzinho, improvisou um glossário, uma lista para traduzir algumas palavras inventada por Guimarães.
Confira a reportagem completa no vídeo : http://g1.globo.com/fantastico/quadros/me-leva-brasil/noticia/2015/03/me-leva-brasil-mergulha-no-universo-do-poeta-guimaraes-rosa.html
Disponível em: http://g1.globo.com/fantastico/quadros/me-leva-brasil/noticia/2015/03/me-leva-brasil-mergulha-no-universo-do-poeta-guimaraes-rosa.html . Acesso: 17 de março de 2015.
Leia o conto que serviu de inspiração para o filme, "Corpo fechado", acessando o link: http://pt.scribd.com/doc/258822810/Corpo-Fechado-Conto#
Nenhum comentário:
Postar um comentário