terça-feira, 22 de julho de 2014

Revisão 7ª Série - 2º Bimestre de 2014


REVISÃO 7ª série - 2º BIMESTRE DE 2014

GÊNERO TEXTUAL (tipo de texto):

A) ARTIGO DE OPINIÃO – Conteúdo:
- Tema: Os prós e os contras no fato do Brasil ter sediado a Copa do Mundo 2014.
- Título (é diferente do tema, o tema é o assunto!)
- Opinião e argumentos (o que pensa e como justifica)
- Norma padrão da língua (sem abreviação, “internetês”, gíria ou escrever como se fala).
- Impessoal (eles, nós). Não usar “eu acho”, “na minha opinião”, pois o que você escreve e argumenta é o que pensa. Por exemplo: “Foi um grande erro o Brasil ter sediado a Copa do Mundo, pois gastou-se muito dinheiro com estádios e reformas e a Saúde e a Educação ficaram sem verbas, etc.”. Nesta frase há a opinião e argumento sobre o fato.
- Lembrar que existe um “leitor” do seu texto (“ele” vai entender tudo o que você escreveu?)
- Conclusão (finalizar o pensamento, como começou seu argumento).

B) CRÔNICA -  “Futebol, quantas alegrias já me trouxe!
Conceito de crônica: Gênero textual que narra acontecimentos do cotidiano (dia-a-dia), fatos simples como namoro, estudo, futebol, família, etc. O final da narrativa não é o mais importante e sim o acontecimento principal e a crítica.

Contém sempre uma crítica/reflexão ao comportamento humano. Nesta crônica, há uma reflexão sobre o preconceito racial e comportamento humano sobre o fato do Pelé ser negro e abraçar duas loiras naquela época (“uma indecência”).

- Tipos de narrador:
1) Em 1ª ou 3ª Pessoa:

- 1ª Pessoa (eu). Participa da história, pode ser o protagonista (principal), ou estar na narrativa.
Por exemplo: “Costumo dizer que as mais puras e intensas alegrias da minha vida vieram do futebol” (eu costumo, minha vida”) ou “eu só tinha seis anos”.

- 3ª Pessoa (ele). Conta para o leitor o que está acontecendo (narrador observador). Por exemplo, nesta crônica ficaria “ Ele costuma dizer / Costuma dizer” ou “Ela só tinha seis anos”, “não quer morrer sem ver o Brasil campeão”.

2) O narrador pode ser protagonista (conta e atua), observador (sabe tudo e conta) e onisciente sabe os pensamentos das personagens e conta tudo ao leitor).

C) FIGURA DE LINGUAGEM (sentido figurado, não real/material)
Metáfora: uso de uma palavra no sentido de comparação/semelhança com outra. Exemplo: “A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo” ou “o coração pulsando na mão”.

Hipérbole: uso de uma palavra no sentido exagerado (relacionado a quantidade): “já falei mil vezes” “ ela chorou rios de lágrimas”.

D) GRAMÁTICA

1. VERBO: palavra que expressa ação. Pode ser regular (no infinitivo (sem conjugar) termina em ar, er, ir – amar, beber, partir) ou irregular (verbo ser: eu sou, tu és, ele é...).  
Dicas: veja se a palavra está junto com um pronome pessoal – eu, tu, ele, nós, vós, eles - (“Costuma dizer”– quem costuma dizer? ele/ela, ou “torcedora que ouve o hino” – quem ouve? ela, torcedora). Tente conjugar (utilize o pronome e o verbo: eu estudo, tu estudas, ele estuda...).
O verbo imperativo é o que dá uma ordem, opinião ou sugestão: “compre um novo” (imperativo afirmativo) ou “não lave o cabelo a noite” (imperativo negativo).

2. SUBSTANTIVO: palavra que designa (nomeia) seres, objeto, atos, conceitos (arma, líder, educação, regime, futebol).

3. ADJETIVO: palavra que expressa qualidade (boa ou ruim): “imagens fortes, “uma boba” “menina feliz

4. POLISSEMIA (poli= muitos, semia = sentido). Nome que se dá a uma palavra que se escreve da mesma forma (mesma grafia), mas que possui significados diferentes, por exemplo: regime, forma, educação, botão, manga.


E) Exercícios com as frases e texto sobre Nelson Mandela:

“Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa cor da pele, da sua origem ou religião. (...) Se as pessoas aprendem a odiar, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor nasce de forma mais natural no coração humano do que o sentimento oposto. ”

“A educação é a arma mais poderosa que temos para mudar o mundo”.

a) Verbos: nasce, odiando, aprendem, ensinadas, amar, etc.
b) Substantivos: pessoa, cor, pele, religião, coração, etc.
c) Figura de linguagem: “... a arma mais poderosa” (metáfora)
d) Polissemia: educação, forma e regime.

A notícia sobre o Dia Mundial Nelson Mandela – 18 de Julho -  e a crônica estão no blogger: http://cantinhodalinguaportuguesa5.blogspot.com.br


8 comentários:

  1. é otima a ideia de colocar as repostas/correçao das atividades passadas em sala de aula,pois a realmente algumas atividades que nao da tempo de corrigir,e acaba tambem esclarecendo algumas duvidas comuns e ''consertando''alguns erros

    Marcella E. 7 serie A

    ResponderExcluir
  2. legal pro o blog eu goste Thiago Wilton Silva 7 serie A N 46

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito bom colocar as coisas que você passa na aula porque as vezes não da tempo de fazer as coisas direito e agente acaba errando algumas coisas, e aqui no blog você pode rever as coisas passadas em sala de aula, e as vezes as aulas são corridas e não da tempo de corrigir tudo então aqui no blog a pessoa pode rever a aula, acertar os erros, e corrigir sua própria lição.
    Então eu achei bem legal e sempre vou estar dando uma olhadinha aqui no blog

    Nome: Jorge Guedes da Costa
    N°: 30
    Série: 7ºC

    ResponderExcluir
  4. Muito legal professora saber que a senhora esta passando a correção dos exercicios dados em sala de aula,pois o que não corrigimos antes podemos corrigir agora e manter o caderno sempre em ordem !
    Muito Legal o blog professora...!!
    De : Thais De Fatima
    Serie : 7 Serie A
    Numero : 40

    ResponderExcluir
  5. Achei muito Boa a ideia de fazer o Blog.
    Assim ajudará muitos alunos,não só alunos mas também pessoas que poderão vê-lo.
    Aqui podemos rever aulas e matérias já dadas,também podemos tirar duvidas e pegar conteúdos que perdemos por não poder ver as aulas.

    Natacha Mendonça
    Serie:7 Serie D
    Numero:32

    ResponderExcluir
  6. foi de grande ajuda colocar a revisão no blog, e muito bom para aqueles que faltaram nos dois dias de revisão e para os que não fizeram nada...!

    De: Andressa Vitorino
    série: 7 serie D
    Número:02

    ResponderExcluir
  7. Certamente este conteúdo, será de muita ajuda não só a mim como aos meus amigos e colegas de classe, com este blog, a senhora nos ajudou e ajuda a relembrar e a organizarmos em nossas atividades de sala de aula. Fico muito grata!

    Atenciosamente Sthefany Amorim 7c

    ResponderExcluir