REVISÃO 7ª série - 2º
BIMESTRE DE 2014
GÊNERO
TEXTUAL (tipo de
texto):
A)
ARTIGO DE OPINIÃO –
Conteúdo:
- Tema: Os prós e os contras no
fato do Brasil ter sediado a Copa do Mundo 2014.
- Título (é diferente do tema, o
tema é o assunto!)
- Opinião e argumentos (o que
pensa e como justifica)
- Norma padrão da língua (sem
abreviação, “internetês”, gíria ou escrever como se fala).
- Impessoal (eles, nós). Não usar “eu acho”, “na minha opinião”,
pois o que você escreve e argumenta é o que pensa. Por exemplo: “Foi um grande
erro o Brasil ter sediado a Copa do Mundo, pois gastou-se muito dinheiro com
estádios e reformas e a Saúde e a Educação ficaram sem verbas, etc.”. Nesta
frase há a opinião e argumento sobre o fato.
- Lembrar que existe um “leitor”
do seu texto (“ele” vai entender tudo o que você escreveu?)
- Conclusão (finalizar o
pensamento, como começou seu argumento).
B)
CRÔNICA - “Futebol,
quantas alegrias já me trouxe!
”
Conceito de crônica: Gênero
textual que narra acontecimentos do cotidiano (dia-a-dia), fatos simples como namoro,
estudo, futebol, família, etc. O final da narrativa não é o mais importante e
sim o acontecimento principal e a crítica.
Contém sempre uma crítica/reflexão ao comportamento humano. Nesta crônica,
há uma reflexão sobre o preconceito racial e comportamento humano sobre o fato
do Pelé ser negro e abraçar duas loiras naquela época (“uma indecência”).
- Tipos de narrador:
1) Em 1ª ou 3ª Pessoa:
- 1ª Pessoa (eu). Participa da história, pode ser o protagonista
(principal), ou estar na narrativa.
Por exemplo: “Costumo dizer que as mais puras e
intensas alegrias da minha vida vieram do futebol” (eu costumo,
minha vida”) ou “eu só tinha seis anos”.
- 3ª Pessoa (ele). Conta para o leitor o que está acontecendo
(narrador observador). Por exemplo, nesta crônica ficaria “ Ele costuma dizer / Costuma dizer” ou “Ela só tinha seis anos”, “não quer morrer sem ver o Brasil
campeão”.
2) O narrador pode ser protagonista (conta e atua), observador (sabe tudo e conta) e onisciente sabe os pensamentos das
personagens e conta tudo ao leitor).
C) FIGURA DE LINGUAGEM (sentido figurado, não real/material)
Metáfora:
uso de uma
palavra no sentido de comparação/semelhança
com outra. Exemplo: “A educação
é a arma mais poderosa que podemos
usar para mudar o mundo” ou “o coração pulsando
na mão”.
Hipérbole: uso de uma palavra no sentido
exagerado (relacionado a quantidade): “já falei mil vezes” “ ela chorou rios
de lágrimas”.
D) GRAMÁTICA
1. VERBO: palavra que expressa ação. Pode ser regular (no infinitivo (sem conjugar) termina em ar, er, ir – amar, beber,
partir) ou irregular (verbo ser: eu sou, tu és, ele é...).
Dicas: veja se a palavra está junto
com um pronome pessoal – eu, tu, ele,
nós, vós, eles - (“Costuma dizer”– quem costuma dizer? ele/ela, ou
“torcedora que ouve o hino” – quem ouve? ela, torcedora). Tente conjugar (utilize
o pronome e o verbo: eu estudo, tu estudas, ele estuda...).
O verbo imperativo é o que dá uma ordem, opinião ou sugestão: “compre
um novo” (imperativo afirmativo) ou “não
lave o cabelo a noite” (imperativo negativo).
2. SUBSTANTIVO: palavra que designa (nomeia) seres, objeto, atos,
conceitos (arma, líder, educação, regime, futebol).
3. ADJETIVO: palavra que expressa qualidade (boa ou ruim): “imagens fortes, “uma boba” “menina feliz”
4. POLISSEMIA (poli= muitos, semia = sentido). Nome que se dá a uma palavra que se escreve da mesma forma
(mesma grafia), mas que possui significados
diferentes, por exemplo: regime, forma, educação, botão, manga.
E) Exercícios com as frases e texto sobre Nelson Mandela:
“Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa cor da pele, da sua origem ou religião. (...) Se as pessoas aprendem a odiar, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor nasce de forma mais natural no coração humano do que o sentimento oposto. ”
“A educação é a arma mais poderosa que temos para mudar o mundo”.
a) Verbos: nasce, odiando, aprendem, ensinadas, amar, etc.
b) Substantivos: pessoa, cor, pele, religião, coração, etc.
c) Figura de linguagem: “... a arma mais poderosa” (metáfora)
d) Polissemia: educação, forma e regime.
A notícia sobre o Dia Mundial Nelson Mandela – 18 de Julho - e a crônica estão no blogger: http://cantinhodalinguaportuguesa5.blogspot.com.br
“Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa cor da pele, da sua origem ou religião. (...) Se as pessoas aprendem a odiar, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor nasce de forma mais natural no coração humano do que o sentimento oposto. ”
“A educação é a arma mais poderosa que temos para mudar o mundo”.
a) Verbos: nasce, odiando, aprendem, ensinadas, amar, etc.
b) Substantivos: pessoa, cor, pele, religião, coração, etc.
c) Figura de linguagem: “... a arma mais poderosa” (metáfora)
d) Polissemia: educação, forma e regime.
A notícia sobre o Dia Mundial Nelson Mandela – 18 de Julho - e a crônica estão no blogger: http://cantinhodalinguaportuguesa5.blogspot.com.br
é otima a ideia de colocar as repostas/correçao das atividades passadas em sala de aula,pois a realmente algumas atividades que nao da tempo de corrigir,e acaba tambem esclarecendo algumas duvidas comuns e ''consertando''alguns erros
ResponderExcluirMarcella E. 7 serie A
legal pro o blog eu goste Thiago Wilton Silva 7 serie A N 46
ResponderExcluirEu achei muito bom colocar as coisas que você passa na aula porque as vezes não da tempo de fazer as coisas direito e agente acaba errando algumas coisas, e aqui no blog você pode rever as coisas passadas em sala de aula, e as vezes as aulas são corridas e não da tempo de corrigir tudo então aqui no blog a pessoa pode rever a aula, acertar os erros, e corrigir sua própria lição.
ResponderExcluirEntão eu achei bem legal e sempre vou estar dando uma olhadinha aqui no blog
Nome: Jorge Guedes da Costa
N°: 30
Série: 7ºC
Muito legal professora saber que a senhora esta passando a correção dos exercicios dados em sala de aula,pois o que não corrigimos antes podemos corrigir agora e manter o caderno sempre em ordem !
ResponderExcluirMuito Legal o blog professora...!!
De : Thais De Fatima
Serie : 7 Serie A
Numero : 40
Achei muito Boa a ideia de fazer o Blog.
ResponderExcluirAssim ajudará muitos alunos,não só alunos mas também pessoas que poderão vê-lo.
Aqui podemos rever aulas e matérias já dadas,também podemos tirar duvidas e pegar conteúdos que perdemos por não poder ver as aulas.
Natacha Mendonça
Serie:7 Serie D
Numero:32
foi de grande ajuda colocar a revisão no blog, e muito bom para aqueles que faltaram nos dois dias de revisão e para os que não fizeram nada...!
ResponderExcluirDe: Andressa Vitorino
série: 7 serie D
Número:02
Certamente este conteúdo, será de muita ajuda não só a mim como aos meus amigos e colegas de classe, com este blog, a senhora nos ajudou e ajuda a relembrar e a organizarmos em nossas atividades de sala de aula. Fico muito grata!
ResponderExcluirAtenciosamente Sthefany Amorim 7c
Obrigada pela visita!
ResponderExcluir